Alexandre Motta
Como os seus valores impactam na manifestação dos seus desejos
Atualizado: 25 de mai. de 2020

Vamos entender como isso funciona e como utilizar a seu favor.
O termo valor vem do latim valere, que significa ter saúde, energia, estar forte, riqueza.
O valor pode se referir ao preço de alguma coisa, ao merecimento de algo, à valentia de alguém. Mas de um modo geral, os valores são as crenças que fazem parte da cultura de um povo e que ajudam esse povo a viver em harmonia e interpretar melhor o mundo que os rodeia.
Os valores são criações humanas, que fazem com que as coisas adquiram um novo sentido porque fazem parte da essência humana.
O ser humano dá valor as coisas na intenção de encontrar um sentido para elas e desse modo encontrar segurança e sentido na sua forma de viver. Valores ajudam a definir prioridades, bem como a decidir como alocar nossos recursos limitados (tempo, energia etc.) aqui e agora!
Nossos valores são construídos sobre tudo o que nos aconteceu na vida, assim como em muitos outros fatores: as pessoas que conhecemos, nossos pais e familiares, nossa afiliação religiosa, nossa educação.
Pessoas eficazes, com resultados diferenciados reconhecem essas influências ambientais e identificam e desenvolvem um conjunto claro de crenças, valores e prioridades. Elas também reconhecem que alguns valores podem ser mais importantes que outros, em um determinado momento ou contexto.
Para utilizar a seu favor e potencializar as suas manifestações, é importante reformular conscientemente a ordem e o conteúdo do seu sistema hierárquico de valores.
Faça uma lista, sem manipular, sem racionalizar. Quais são os 10 valores mais importantes para você?
Tire do inconsciente e coloque no papel, sem julgar, importante deixar vir sem fazer manipulação alguma sobre valores que teve ou gostaria de ter – a sua vida está nessa lista.
A lista de valores, se não for manipulada, mostra exatamente como é a sua vida, pois ela retrata o grau de importância que você atribui: o que é importante em primeiro lugar, segundo, terceiro, quarto, até o décimo lugar, por exemplo.
Se uma coisa está em oitavo lugar, aquilo não pode acontecer na sua vida pois é irrelevante.
Por exemplo, ter dinheiro está em que lugar da lista?
O que vem primeiro, saúde e bem-estar? Depois vem o dinheiro?
Aos finais de semana, entre lazer e trabalho, qual é a sua prioridade?
Nunca se esqueça de que: onde colocamos o foco é onde obtemos os resultados.
Se você puser o foco em dinheiro, com sentimento positivo, você terá como resultado dinheiro. Se não está acontecendo, há algo errado.
Se colocou “saúde” em primeiro, você está caminhando e se exercitando, escolhendo hábitos saudáveis, está focando na sua saúde? Se não estiver, é porque a saúde não está em primeiro lugar.
Há muitas pessoas que querem começar uma dieta mais saudável, porém, quando chega na hora da refeição, ou a famosa segunda-feira logo adiam o início desta dieta. Então, neste caso, isso não é prioridade para elas.
Se a pessoa não manipular, se ela tirar do inconsciente direto para o papel – e escrever as dez coisas mais importantes, sem racionalizar, sem começar a fazer comparação, vai aparecer a verdade desta pessoa.
Você está obtendo os resultados almejados ?
Se não estiver, a dica é: mude a sua lista de valores, assim você muda as suas prioridades, muda as suas ações, seus resultados e, consequentemente, muda a sua vida.
Se tiver com dificuldades em alguma área da sua vida, faça a si mesmo uma perguntinha:
QUAIS PRECISAM SER OS MEUS VALORES PARA ALCANÇAR MEU PROPÓSITO INABALÁVEL QUE DESEJO E MEREÇO?
Coloque-os na ordem. Verifique quais valores você deve priorizar a fim de criar a vida que deseja.